HOME Nossos Projetos

Nossos Projetos

 

APRESENTAÇÃO

Para melhorar o processo de auxílio ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes o Projeto Jataí conta com variados projetos. Tendo como público alvo crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e ou econômica, buscando minimizar tais condições e diminuir a exposição aos riscos sociais existentes. Esse serviço se dá, através das dimensões socioassistenciais utilizando ferramentas socioeducativas, tais como, oficinas diversas. Promovendo assim, a melhora na convivência e no fortalecimento de vínculos nas relações familiares e sociais.
 
Oratório Festivo
O oratório festivo salesiano é um espaço socioeducativo aberto ao convívio e formação humana da comunidade nos finais de semana. Existe com o objetivo de favorecer o encontro, a alegria e a formação de grupos comprometidos com a vida, o respeito, a fraternidade e a socidariedade. Envolve a comunidade local no trabalho voluntário e na animação dos grupos infanto-juvenis. Constitui-se como um espaço agradável para prática de esporte, brincadeiras, atividades sócio-pedagógicas favorecendo assim, o intercâmbio, sobretudo cultural e social. Destinado às crianças e adolescentes, de 07 a 21 anos, aos sábados, das 14:00 às 17:00.
 
 Programa Vida melhor
É um contra turno escolar, destinado às crianças de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, proporcionando através de um ambiente pedagógico de aprendizagem, cultural, práticas de leitura, reforço escolar, hora do conto, construção e experimentação de brinquedos e jogos, estimulando a aquisição de conhecimento para que, de maneira autônoma coletem, processem, relacionem e produzam novas informações capazes de ampliar seu repertório sociocultural.
 
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos
Dividido em percursos formativos, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos oferece atividades socioeducativas de música, com instrumentos de sopro, percursão e violão, incluindo encontros de grupos semanais, oficinas, e atividades de socialização e convivio para crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 10 e 29 anos residentes na região de Moreira César.
 
Ponta dos Pés
Através de atividades culturais como o Teatro, Hip Hop e Ballet, crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos, que vivem em situação adversas tem a chance de despertar sua sensibilidade e criatividade, conhecer a si mesmo e ao outro.

Projeto Recomeço
De Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à comunidade, o Projeto Recomeço atende adolescentes de 12 a 18 anos e em casos excepcionais, até os 21 anos. São adolescentes de ambos os sexos, determinados judicialmente para o cumprimento de medidas socioeducativas. O trabalho é extensivo às famílias de todo o município de Pindamonhangaba, com acompanhamento técnico socioassistencial sistemático e atividades de grupos.
 
Mercado de Trabalho
Com oferta gratuíta de cursos semestrais de Artesanato, Informática Básica e Cabelereiro, este projeto atende adolescentes, jovens e adultos integrantes de família em situação de vulnerabilidade social, dando prioridade aos beneficiários dos programas governamentais de transferência de renda, com idade entre 13 e 29 anos, para qualificação e iniciação ao mundo do trabalho.
 
Inclusão Digital
Disponível para a comunidade, acima dos 12 anos, oferece acesso gratuito à internet para pesquisar escolares, agendamentos de serviços de utilidade pública, criação de e-mails, currículos, entre outros, com objetivo de garantir à essas pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), e facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia.