HOME Projeto Jataí

Projeto Jataí



SOBRE NÓS

 

PROJETO JATAÍ


A Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba, fundada em 06 de agosto de 2002, é popularmente conhecida por Projeto Jataí devido às árvores desse fruto, existente há anos neste espaço. Atende, em seus diversos cursos e oficinas cerca de 600 pessoas, anualmente, em situação de risco e vulnerabilidade social do Distrito de Moreira César.

 

QUEM SOMOS?


Somos um grupo de pessoas, unidas e organizadas em torno de um mesmo ideal, com o objetivo de realizarmos juntos o que não somos capazes de conseguir sozinhos.


Salesianos Cooperadores são leigos seculares, católicos, agindo na Igreja local com o Carisma e a Espiritualidade Salesiana, vivendo nossa fé inspirando-nos no Projeto Apostólico de São João Bosco. 

 

Nos reunimos toda primeira sexta-feira do mês na

Rua São João Bosco, nº 727 - Santana - Pindamonhangaba/SP

 

 

SALESIANOS COOPERADORES

 

Os Salesianos Cooperadores nasceram com o projeto apostólico de Dom Bosco em favor dos meninos pobres. Ampliando-se a sua obra, Dom Bosco sentiu uma necessidade crescente de Cooperadores (sacerdotes também, mas principalmente leigos), ligados à missão salesiana. Desde 1841, ele recorreu à colaboração de muitas pessoas para levar adiante a sua “obra dos oratórios”. O que ele, de fato, pretendia era fundar uma sociedade cujos membros partilhassem o mesmo projeto. Uns como membros externos (leigos vivendo no mundo – salesianos cooperadores) e outros como membros internos (religiosos consagrados vivendo em comunidade).

 

Depois de muitas tentativas para realizar o projeto inicial, fundou dois grupos distintos: os Salesianos Consagrados (1859) e a Associação dos Cooperadores Salesianos (1876), aos quais deu um regulamento específico com um título já por si elucidativo: Salesianos  Cooperadores, ou seja, um modo prático de fazer o bem em defesa dos bons costumes e a serviço da sociedade civil. A primeira e mais insigne cooperadora foi certamente a sua mãe, Margarida Occhiena, trabalhando no Oratório desde 1846 até à morte, em 1856.

Salesianos Cooperadores: um vasto movimento de pessoas para salvação da juventude


RSB-Ação Social



Pastoral Juvenil Salesiana

A pastoral juvenil é a realização inculturada da missão educativa, dom carismático expresso na experiência de Dom Bosco, de Maria Domingas Mazzarello e na tradição do Instituto. É o modo típico de manifestar a atenção da Igreja para com as jovens gerações, para que Cristo cresça em seus corações e se comprometam em uma cidadania ativa.

A pastoral juvenil se coloca no horizonte eclesial do anúncio do evangelho da alegria e da dimensão social da evangelização (Cf Evangelii Gaudium n. 176-258) no mundo atual. Isto implica uma conversão pastoral que se realiza quando a comunidade educativa se põe na escuta da realidade,  abre-se ao diálogo,  torna-se disponível a reler a vida à luz do encontro com Jesus e descobre novamente “os jovens, nossa terra santa”. Conheça mais sobre a Pastoral Juvenil Salesiana: http://pastoral.rsb.org.br/

Formação

 

Comunicação Social

A Rede Salesiana Brasil de Comunicação é um sistema de relações que busca animar e gerenciar processos comunicativos em nível nacional em sinergia com as outras redes e centros de serviços, de acordo com as necessidades da missão educativo pastoral salesiana. Para tanto, dispõe de recursos humanos e financeiros para executar diferentes projetos e ações planejadas de forma colaborativa e participativa pelos integrantes da mesma. A Rede também oferece serviços na área da Comunicação direcionados para a Formação, Informação, Produção e preservação do bens artísticos e culturais.

A Rede Salesiana Brasil de Comunicação é um sistema de relações que busca animar e gerenciar processos comunicativos em nível nacional em sinergia com as outras redes e centros de serviços, de acordo com as necessidades da missão educativo pastoral salesiana. Para tanto, dispõe de recursos humanos e financeiros para executar diferentes projetos e ações planejadas de forma colaborativa e participativa pelos integrantes da mesma. A Rede também oferece serviços na área da Comunicação direcionados para a Formação, Informação, Produção e preservação do bens artísticos e culturais. 

Familia Salesiana

D. Bosco, desde o início, foi propagando sua espiritualidade, com a intenção de envolver, contagiar, convocar outras pessoas e lança-las no campo da educação e evangelização: utopia de formar uma família, proporcional à vastidão e variedade dos empenhos e das competências, aberta a amplas influências, a diferentes participações na unidade da missão, de espírito, de método e com a multiplicação do potencial operativo.

A pertença se alimenta de um espírito comum, que orienta para uma extensa e complementar missão juvenil. A Família Salesiana é atualmente composta por 28 grupos de institutos de vida consagrada e associações de leigos.

 

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(12) 3637-4100


ENDEREÇO

Rua Olympio Marcondes Azeredo, 281 - Pindamonhangaba - SP


EMAIL

adm@projetojataisalesianos.com.br